hermeneia - português

    Programação    Chamada de Trabalhos     Normas para submissão de comunicações     Conferencistas Convidados     Comissão Organizadora    Inscrições de Ouvintes       English Version


 
 

Caderno de Resumos - II Simpósio Internacional Hermeneia: Pensar Ricoeur - Vida e Narração


Revista Peri v.6 n.1 - Fenomenologia e Hermenêutica / Gadamer (Artigos apresentados no II Simpósio Internacional Hermeneia)


Revista Peri v.6 n.2 - Ética e Política / Ricoeur (Artigos apresentados no II Simpósio Internacional Hermeneia)


Revista Peri v.7 n.1 - Sujeito e Hermenêutica - Ricoeur (Artigos apresentados no II Simpósio Internacional Hermeneia)

Programa de Pós-Graduação em Filosofia - UFSC 
III Simpósio Internacional Hermeneia: Metafísica e Virada Linguística - Caderno de Resumos

CARTAZ HERMENEIA 
 

Chamada de Trabalhos

III SIMPÓSIO INTERNACIONAL HERMENEIA

Metafísica e virada linguística

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Florianópolis-SC, Brazil

17 a 19 de Agosto, 2015

 

Que tipo de linguagem é a que se adequa melhor à descrição fenomenológica? Essa linguagem é capaz de evitar as aporias oriundas da metafísica clássica? Ou toda linguagem é essencialmente metafísica? Essas questões receberam diversas abordagens, muitas delas com importantes consequências para a filosofia contemporânea. As reflexões sobre a linguagem são centrais na fenomenologia de Edmund Husserl, não importa que obra se considere. A ontologia fundamental, proposta por Martin Heidegger, procura abrir a possibilidade de acessar o fenômeno enquanto tal, ao forjar uma linguagem própria para essa tarefa e por meio de uma destruição da tradição metafísica. Após a Kehre, Heidegger se concentra sobre as “palavras originárias” que fundaram a filosofia, como logos, moira, e physis, entre outras, para desvelar o “impensado”  (das Ungedachte) da metafísica e preparar o pensamento do outro começo. Opondo-se a Heidegger, que retraça a metafísica até a sua origem grega explicitando a genealogia de sua constituição, Hans-Georg Gadamer rejeita a própria noção de uma “linguagem da metafísica” e propõe, ao invés, o diálogo como o medium no qual as pressuposições metafísicas podem ser desveladas e confrontadas. Por sua vez, Jacques Derrida acusa Heidegger de não ter superado de fato a metafísica, na medida em que a sua onto-teologia permanece no interior de uma metafísica da presença – logocêntrica e fonocêntrica. Em vista disso, Derrida aborda a aporia da metafísica, por meio de termos como rastro, iterabilidade, disseminação, diferença, e não-presença. A discussão sobre o caráter simbólico da linguagem e a correspondente noção de surplus de sentido, promovida por Paul Ricoeur, lança novas luzes sobre os limites da linguagem e da metafísica, ao passo que Emmanuel Levinas propõe uma identificação do surplus com a própria metafísica, sendo essa transcendência a própria condição de possibilidade da ética.

Diante desse panorama, convidamos a submissão de propostas de comunicações sobre a relação entre metafísica e a virada linguística promovida pela fenomenologia e a hermenenêutica contemporâneas, levando em consideração os seguintes eixos temáticos:

a)    Metafísica e Ciências Humanas

b)    Ética, política e linguagem

c)    Hermenêutica e desconstrução

d)    Poesia, arte e metafísica

e)    Metafísica, historicidade e temporalidade

f)     A linguagem da metafísica

 


NORMAS PARA SUBMISSÃO DE COMUNICAÇÕES

Convidamos os pesquisadores interessados em apresentar um artigo a enviar um resumo eletrônico que se adeque a um dos eixos temáticos acima (assunto: “Resumo”, formato: doc ou rtf, com as seguintes informações: título da apresentação, eixo temático do artigo, resumo entre 400 e 500 palavras em Times New Roman, fonte 12, espaço 1.5, parágrafo justificado, sem citações) e anexar um arquivo separado com o nome “Informações do autor”, contendo o nome do autor, filiação institucional, e endereço de email. O tempo disponível para a apresentação será de 20 minutos, com mais 10 minutos para discussão. Propostas em português, inglês, e espanhol devem ser submetidas por email ao endereço <simposiohermeneia@gmail.com>. A informação sobre o aceite de artigos estará disponível na página oficial do Simpósio <http://nim.cfh.ufsc.br/hermeneia.html> a partir de 30 de Abril, 2015.

Prazo final para envio de propostas: 15 de Abril, 2015

 

Publicação

Todos os resumos serão publicados em anais com ISBN.

 


CONFERENCISTAS CONVIDADOS

Daniel Dahlstrom (Boston University)

George Heffernan (Merrimack College)

Jean Grondin (Université de Montréal)

Jeffrey Bloechl (Boston College)

Mário Angel González Porta (PUC-SP)

Paulo Cesar Duque Estrada (PUC-RJ)

Róbson Ramos dos Reis (UFSM)

Tomás Domingo Moratalla (Universidad Complutense de Madrid)

 


COMISSÃO ORGANIZADORA

Adna Candido de Paula (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM)

Celso Reni Braida (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC)

Cláudio Reichert do Nascimento (Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB)

Gustavo Silvano Bastista (Universidade Federal do Piauí- UFPI)

Roberto Wu (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC), Presidente da Comissão Organizadora

 


INSCRIÇÕES DE OUVINTES

Envie seu nome completo, CPF ou Número de Passaporte (somente para estrangeiros) e endereço eletrônico para: simposiohermeneia@gmail.com

Inscrições gratuitas.

Lembramos que os participantes que apresentarão comunicações estão automaticamente inscritos.

 

Apoio Institucional: CAPES, UFSC

Outras informações: <http://nim.cfh.ufsc.br/hermeneia.html>

Contato: simposiohermeneia@gmail.com

 
free counter